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OBJETIVO: 

Quem foi Jesus de Nazaré? Qual foi sua história? Quais suas palavras? Quem o seguiu de perto, inicialmente? Como, da pregação de um camponês Galileu, surgiu um dos maiores movimentos religiosos de todos os tempos? Os primeiros cristãos eram judeus? Qual foi o papel das mulheres nas primeiras comunidades cristãs?

O curso proposto visa responder estas e outras perguntas. As origens do cristianismo primitivo serão nele compreendidas a partir de uma análise histórica, literária e arqueológica atenta e livre de preconceitos, em busca do resgate de uma memória e de uma narrativa que nos pertence enquanto seres humanos.

O presente curso abordará temas quais a) o contexto histórico da literatura cristã, b) a estrutura social do cristianismo primitivo, c) a literatura canônica e apócrifa, d) a busca do Jesus histórico, e) as relações entre o cristianismo antigo e os pensamentos filosóficos do tempo, entre outros.

O curso, que será ministrado por professores nas áreas de história, ciências da religião, filosofia, arqueologia, sociologia, de reconhecida competência e apreciação em âmbito nacional, procura instituir um lugar de diálogo entre as diferentes abordagens científicas às origens do Cristianismo.

PÚBLICO-ALVO:

Professores da rede de ensino pública e particular, líderes religiosos, egressos de cursos de Graduação e Licenciatura reconhecidos pelo MEC, profissionais graduados nas mais diferentes áreas e campos do saber científico.

PERFIL E COMPETÊNCIA DO PROFISSIONAL:

O egresso do curso deverá ser capaz de:

  1. Compreender o sentido cultural do fenômeno religioso, ou seja, sua determinação enquanto produto da experiência humana, posto que o homem é um ser linguística e historicamente delimitado. A reflexão estimulada no processo de ensino e aprendizagem tem, também, o objetivo de situar cada fenômeno, tanto no contexto que o produz, quanto na rede de relações culturais e históricas que transcendem longos recortes espaço-temporais, produtora, esta, de semelhanças e diferenças entre mitos, ritos, crenças e costumes.
  2. Uma vez estimulado à reflexão acadêmica, procurar-se-á fazer emergir e propor alternativas de reflexão acerca do sentido de se estudar origens de fenômenos religiosos – aqui, o cristianismo no particular -, este, eixo comum a atravessar o fenômeno religioso universalmente. Situar, com o objetivo de combater, as práticas e a origem de atitudes de desrespeito, fundamentalismos e intolerâncias. Tanto quanto tornar este estudante capaz de propagar essa perspectiva em seus meios sociais;r na formulação e na implantação de políticas públicas e privadas em educação e saúde relacionadas à aprendizagem e à inclusão social;
  3. O estudante deverá aprender e ser capaz de propor, viabilizar e experimentar alternativas teórico-metodológicas para o estudo das origens do Cristianismo, ou seja, seu sentido mítico-ritual, sociológico, antropológico e histórico, bem como os riscos que uma atitude fundamentalista e intolerante pode representar para democracia e construção de uma sociedade de direitos.
  4. Ao conhecer, de forma aprofundada, as origens plurais dos cristianismos e suas recepções antigas e contemporâneas, ocidentais e orientais, explorando-as documentalmente e com o devido suporte historiográfico e bibliográfico, o egresso será capaz de refletir, por si mesmo, e estimular esse exercício em outros espaços, de forma a produzir um sentido de investigação acadêmica sobre o significado das origens dos cristianismos em perspectiva laica, não confessional.
  5. O egresso terá sido estimulado à reflexão sobre sua própria experiência a partir das Ciências Humanas e Sociais de forma a reconstruir as determinações históricas de suas crenças, os vínculos mítico-rituais, éticos e estéticos entre elas e outras maneiras de estar no mundo e promover, assim, uma noção humanitária e universal do sagrado a qual se caracterizará enquanto instrumento de promoção de respeito, harmonia e democracia na esfera religiosa no particular e na sociedade, em sentido amplo.

MERCADO E ÁREA DE ATUAÇÃO:

  1. Professores da rede pública e particular no campo do ensino religioso;
  2. Professores de outras disciplinas que abordem as experiências religiosas para além da obrigatoriedade do ensino religioso; ou seja, quaisquer profissionais da educação que presenciam cotidianamente a necessidade de ensino e intervenção de algum domínio do saber que tangencie ou analise propriamente o fenômeno religioso no geral e os cristianismos no particular;
  3. Profissionais de diferentes áreas, mas que necessitem promover interfaces com problemas e questões religiosas em suas abordagens: jornalistas, profissionais de saúde (especialmente aqueles envolvidos em cuidados de doenças mais graves que os colocam frente-a-frente com as questões de fé de seus pacientes), quaisquer outros profissionais que sintam-se interpelados pelos cristianismos (na sua forma de fé ou no seu corolário da intolerância) e que desejem se qualificar para lidar com estes aspectos;
  4. Líderes religiosos em suas comunidades de fé que demandem qualificação para ensino (seminários teológicos, cursos para leigos, escolas bíblicas, etc.).

COORDENAÇÃO:

Prof Dr. Daniel Brasil Justi.

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), graduação em Teologia pela Faculdade Batista de Teologia (2005), especialização em Novo Testamento pela Faculdade Batista de Teologia, mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Pós-doutor em Arqueologia pelo Museu Nacional/UFRJ. Atualmente é, pós-doutorado em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval, história das religiões, teoria e epistemologia da história.

DISCIPLINAS:

  • Modulo 1
    • Introdução ao Estudo do Cristianismo / 30h
    • Jesus Histórico / 30h
  • Módulo 2
    • Memória e Oralidade no Cristianismo Antigo / 30h
    • Teoria e Método na Pesquisa Histórica / 30h
  • Módulo 3
    • História e Literatura do Cristianismo / 30h
    • Fundamentos de História Antiga Clássica / 30h
  • Módulo 4
    • Arqueologia do Cristianismo Antigo / 30h
    • Magia e Cristianismo / 30h
  • Módulo 5
    • Cristianismo e Europa Moderna / 30h
    • Filosofia, Educação e o Cristianismo Antigo / 30h
  • Módulo 6
    • Estudos de Gênero no Cristianismo Antigo / 30h
    • Metodologia da Pesquisa / 30h
    • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Total Carga Horária de Disciplinas Obrigatórias: 360h

 

  • Disciplinas Opcionais:
    • Formação da Bíblia e Demais Textos Cristãos / 30h
    • Jesus no Cinema / 30h
    • Cristianismo e Movimentos de Resistência / 30h
    • Cristianismo e Intolerâncias / 30h
  • Total Carga Horária de Disciplinas Opcionais: 120h

Unisuam – Bonsucesso

sábado 08 as 17h MAIS INFORMAÇÕES CLIQUE AQUI
Data de início 11/03/2017

 

 

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