Coordenação: Celia Daniele Moreira de Souza e Marta Bezerra de Almeida

Objetivo: Promover a difusão de conhecimento acerca do que é a religião islâmica, discutindo a imagem que esta apresenta no mundo ocidental contemporâneo.

Discutir, pesquisar e difundir o conhecimento sobre o Islã, em perspectiva científica, em termos de fenômeno religioso e social em longa duração histórica.

 Resumo:

Pretende-se abordar aspectos políticos, culturais, sociais e de experiências religiosas das sociedade islâmicas em longa duração histórica, promovendo a percepção de sua diversidade, enfatizando a visão do Islã como uma manifestação plural e não única, dispersa tanto na Europa quanto no Oriente Médio, na Ásia e nas Américas. A proposta deste grupo é discutir as expressões daquilo que se define como “islâmico” e que se entremeia entre fé e cultura, relacionando-o ainda com sua “identidade árabe”, abordando suas doutrinas, correntes, jurisprudência, artes, filosofia, ciências, literatura, sexualidade, política e cotidiano, o conceito de submissão, a visão do outro e suas especificidades no passado e na contemporaneidade.