Coordenação: Larissa Redditt

Considerando o contexto atual, identifica-se um momento de contínuas transformações

na sociedade, onde pressões econômicas, sociais, políticas, tecnológicas, culturais e educacionais estão afetando de forma significativa a vida das pessoas e as relações entre diversas sociedades e países. A área de concentração de História e Arqueologia do Extremo Oriente, no interior do Laboratório de História das Experiências Religiosas da UFRJ traz consigo um esforço de compreender o Outro, com vistas a compreender a formação de nossa própria identidade, e assim desenvolver a capacidade de nos relacionarmos com aqueles que são diferentes de nós.

Na Era da Informação, todos possuem acesso à informação, sem necessariamente serem capazes de processá-la através de um senso crítico. Saber pensar é precisamente situar os problemas, as realidades em seus contextos, e para isso é preciso que se conheça tais contextos, tanto em uma perspectiva sincrônica quanto diacrônica

Este grupo tem como objetivos :

  • Estimular e apoiar a pesquisa de estudos transdisciplinares de Extremo Oriente, procurando compreender os contatos culturais entre as diferentes regiões do Leste Asiático e mesmo a relação desta área com culturas mais distantes;
  • Disponibilizar base para facilitar pesquisa e extensão, contribuindo para a integração de professores e acadêmicos, objetivando o fortalecimento da produção acadêmica e a aproximação com a sociedade.

Oferecemos cursos, bibliografia, laboratórios e grupos de estudos a todos os interessados. As atividades são abertas a alunos de cursos de graduação, pós-graduação e ao público geral, com vistas a promover diálogos sobre temas importantes para a sociedade.

Nossa proposta é a formação de um grupo colaborativo de estudos contínuos na área, com encontros periódicos para discussão de temas específicos e para formulação de outras atividades relacionadas.